ENGIE conclui mobilização do contrato de gestão da iluminação pública de Curitiba e ajudará a cidade a cumprir as metas de redução de carbono

Soluções

Curitiba, agosto de 2023 – Após mais de 50 dias do início das atividades da ENGIE, empresa líder em energia renovável, em Curitiba (PR), o Grupo concluiu a mobilização do contrato de gestão da iluminação da capital paranaense, que atua, hoje, com mais de 100 colaboradores, entre diretos e indiretos, 17 veículos , além de um Centro de Operações que garante o atendimento de cerca de 300 chamados diários.
Para dar um suporte eficiente à população, 16 equipes operacionais atuam em três turnos, sete dias por semana, além de fornecer todos os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades.
O valor dos produtos em estoque, utilizados nas operações, está estimado em R$ 330 mil. A aquisição de mais de 60 mil lâmpadas de LED, por exemplo, vai permitir que novos espaços públicos recebam a moderna iluminação, a partir de outubro.

Transição da iluminação ajudará na redução de carbono
Com foco na descarbonização e ganho de eficiência energética, a Parceria Público-Privada (PPP) entre a a ENGIE e a Prefeitura de Curitiba, visa a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da capital.
A contratação apresentará benefícios significativos para a população e para o meio ambiente, principalmente porque as atividades iniciaram em um momento bastante importante.
No último mês de maio, um relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) relata que as temperaturas globais, provavelmente, atingirão níveis recordes nos próximos cinco anos, sendo mais de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Há 98% de probabilidade de que seja o período mais quente já registrado.
Para ajudar a combater esse cenário, diversas iniciativas estão sendo implantadas para a redução da temperatura global. Curitiba foi uma das oito cidades brasileiras que confirmaram um ousado compromisso: o de reduzir pela metade a emissão de carbono até 2030. A capital do Paraná faz parte do grupo de 1.049 cidades do mundo que se comprometem de forma mais ousada com a redução de emissão de carbono.
Esses 1.049 municípios e governos locais representam cerca de 722 milhões de pessoas, segundo a C40 Cities, rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que se uniram para enfrentar a crise climática.
Além da capital paranaense, o Brasil tem, entre as signatárias, mais sete capitais: Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Fortaleza e João Pessoa. Essas cidades têm o compromisso de executar ações coletivas para reduzir a emissão de, pelo menos, 1,4 gigatoneladas de carbono até 2030.
Curitiba e a sua meta sustentável
Os serviços de operação e manutenção do sistema de iluminação pública, promovidos pela ENGIE, abrangem, aproximadamente, 160 mil pontos cadastrados em logradouros públicos, ruas, praças, parques, jardins e locais cênicos. Iniciada em julho, a PPP irá priorizar a eficiência energética e a utilização de tecnologias avançadas.
De acordo com o diretor de operações da ENGIE Soluções, Marcus Cunha, “a tecnologia que será utilizada para a iluminação pública da cidade contribuirá positivamente para alcançar o objetivo da cidade de reduzir, pela metade, a emissão de carbono até 2030, além de diminuir em 33% o consumo de energia elétrica”, comenta, destacando que um dos focos da parceria firmada é ajudar a cidade a atingir as metas estabelecidas pelos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os ODS são um conjunto de 17 objetivos que visam garantir um futuro sustentável do planeta, por meio de metas e indicadores específicos.
A ENGIE é uma empresa comprometida em acelerar a transição energética por meio do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis, conciliando performance e responsabilidade socioambiental. Com essa meta em comum com Curitiba, está empenhada ao máximo em entregar um serviço de qualidade, com uma operação plena e funcionando a todo vapor.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.