Presidente do Conselho da ENGIE é escolhido Personalidade França-Brasil 2023

Holding

O presidente do Conselho Global de Administração da ENGIE, Jean-Pierre Clamadieu, foi homenageado no prêmio Personalidade França-Brasil 2023, uma iniciativa da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ). Presidente também da Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF) e do Conselho de Empresas França-Brasil no MEDEF Internacional, o executivo tem um extenso trabalho realizado em prol da promoção e do fortalecimento das relações comerciais entre os dois países norteadas, especialmente, pelas premissas de sustentabilidade.
“Sempre trabalhei para desenvolver intercâmbios econômicos entre a França e o Brasil. Estou muito orgulhoso de receber este prêmio em um momento em que um novo capítulo está se abrindo na relação política entre nossos dois países, com inúmeras oportunidades de cooperação nos campos econômico, ambiental e cultural. O sucesso da ENGIE no Brasil, país onde atualmente é líder em energia renovável, também é, obviamente, um símbolo importante”, afirmou Clamadieu.
A ENGIE está presente no Brasil há mais de 25 anos e é a empresa estrangeira que mais desenvolveu, implementou, investiu, financiou e licenciou projetos de energia no Brasil nas últimas três décadas. O país oferece oportunidade de crescimento em geração de energia renovável, em linha com a meta da empresa de zerar suas emissões líquidas até 2045.
Prêmio reconhece cooperação entre países
Criado em 2001, na cidade do Rio de Janeiro, o prêmio já homenageou mais de 20 personalidades, representantes de diferentes frentes e com trajetórias diversas, mas que mantêm em comum o incentivo à cooperação entre o Brasil e a França. A cada ano são reconhecidas as iniciativas e lideranças de destaque nas mais distintas áreas: diplomática, socioeconômica, empresarial, esportiva, política, ambiental, filantrópica, midiática, cultural e científica.
“A Câmara de Comércio França-Brasil celebra, por meio desta 23ª edição do Prêmio Personalidade, a intensificação e o fortalecimento das relações dos dois países. A trajetória de Jean-Pierre Clamadieu, simbolizada pela Presidência do Conselho de Administração do Grupo ENGIE e pela Presidência da Câmara de Comércio do Brasil na França, representa uma jornada exemplar, com fortes contribuições econômicas, sociais e ambientais. A CCIFB, em conjunto com sua rede de empresas, está engajada de forma sustentável nessa agenda de transformação e inovação positiva para ambos os países,” afirmou Patrick Sabatier, presidente da CCIFB-RJ.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.