Pelo 19º ano consecutivo, ENGIE Brasil Energia é listada no Índice de Sustentabilidade da B3

Renováveis

A ENGIE Brasil Energia (EGIE3) teve, pelo 19º ano consecutivo, suas ações incluídas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. A ENGIE integra a seleta lista desde a sua criação.

A prévia anunciada é composta por ações de 78 empresas listadas na B3, pertencentes a 36 setores e que atuam pautadas no comprometimento com a sustentabilidade. O índice funciona como um indicador aos investidores para a tomada de decisões, considerando a crescente importância das práticas ESG na perenidade dos negócios. Para compor o ranking, é preciso cumprir uma série de critérios financeiros e relacionados ao equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
“Acreditamos que a consistência da nossa estratégia, pautada no respeito ao meio ambiente e às pessoas, é o que nos possibilita estar na carteira do ISE há 19 anos. A jornada de crescimento acelerado em geração renovável e diversificação dos negócios foi planejada e executada com rigor desde 2016, com mais de R$ 20 bilhões investidos. Neste período, as demandas do mercado mudaram, o contexto setorial também, e é por isso que é fundamental dialogar com os diferentes públicos de interesse e estar disposto a se adaptar, sempre com foco em fortalecer o nosso posicionamento de gerar impactos positivos para os negócios e para a sociedade”, destaca o Diretor-Presidente da Companhia, Eduardo Sattamini.

Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3
A ENGIE Brasil Energia também foi selecionada, pela quarta vez, para compor a nova carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3. O ICO2 é composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos gases do efeito estufa e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
Criado em 2010, o ICO2 B3 tem o objetivo de ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. “No segundo trimestre deste ano, com a conclusão da venda do nosso último ativo a carvão, a ENGIE Brasil Energia se tornou a maior empresa de geração de energia 100% renovável do país. Este é um marco da nossa estratégia que muito nos orgulha”, afirma Eduardo Takamori Guiyotoku.
A ENGIE também acelerou a Jornada pelo Clima com a definição de metas e compromissos claros e mensuráveis, que abrangem os escopos 1, 2 e 3. Agora a Companhia foca especialmente no desafio de engajar a cadeia de valor na construção de uma sociedade neutra em carbono.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.