Compromisso com a Descarbonização

O compromisso da ENGIE na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa.

A ENGIE está comprometida em aperfeiçoar ações e estratégias corporativas para reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e vem cumprindo seu propósito de agir para acelerar a transição à uma economia neutra em carbono, além de adaptar suas práticas e processos ao cenário de transição energética justa para limitar o aquecimento global em comparação com os níveis pré-industriais. Assim, se empenha em contribuir de forma decisiva para desacelerar as mudanças do clima e seus impactos, alinhada aos preceitos do Acordo de Paris e também aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Tanto seu propósito como seus compromissos estão refletidos em sua Política Ambiental e nas demais diretrizes corporativas que abordam o tema, aplicáveis a todos as suas unidades de negócio – o que inclui ainda Objetivos Não Financeiros do Grupo ENGIE.

Tais diretrizes são orientadas por compromissos públicos que integram uma série de iniciativas globais relacionadas ao tema, tais como Science Based Targets (SBT), World Alliance for Efficient Solutions, Caring for Climate, Hydrogen Council, Terrawatt Initiative, Business Leadership Criteria on Carbon Pricing e TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), bem como iniciativas locais como o Pacto Global – Rede Brasil, Coalizão pelo Clima e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.

Complexo gerador 100% renovável no Brasil

Controle rigoroso de suas próprias emissões

ENGIE atua orientada por direcionadores estratégicos claros de descarbonização de seu negócio.

Engajamento da sua cadeira de valor

Avaliação de pegada de carbono de suas atividades

Desenvolvendo ativamente iniciativas ancoradas em seus pilares de gestão, mitigação e adaptação.

No Brasil, a ENGIE mantém um complexo gerador 100% renovável. Sua estratégia inclui a descarbonização do negócio, expansão nas energias renováveis, soluções eficientes e sustentáveis para clientes e envolvimento de toda a cadeia de valor. Além disso, a empresa controla rigorosamente suas emissões, avalia a pegada de carbono e promove iniciativas de gestão, mitigação e adaptação.

No pilar de mitigação, além das ações de descarbonização, outras iniciativas são estimuladas e fortalecidas tais como o consumo de combustíveis renováveis na frota de veículos, utilização de gases refrigerantes com baixo potencial de aquecimento global, eficiência energética e engajamento da cadeia de fornecimento.

No pilar de adaptação, destacam-se o mapeamento e a avaliação dos riscos e oportunidades climáticas e a concepção e a preparação de estratégias e planos de adaptação, seguindo as orientações e recomendações das principais referências científicas e de mercado. A ENGIE segue atenta às oportunidades de mercado, entendendo como fundamental que, no contexto da transição energética, investimentos em geração renovável, sistemas de transmissão e soluções de baixo carbono estejam em compasso.

A ENGIE segue atenta às oportunidades de mercado, entendendo como fundamental que, no contexto da transição energética, investimentos em geração renovável, sistemas de transmissão e soluções de baixo carbono estejam em compasso.

Em outra frente, oferece soluções para apoiar outras organizações no caminho da descarbonização. Para isso, a ENGIE oferece ao mercado Produtos Verdes como: Créditos de Carbono, Contratos de Energia Renovável (ENGIE-REC) e Certificados de Energia Renovável (I-RECs).

I-RECs

O I-REC equivale a um atestado de que o consumo de energia elétrica é emitido a partir de fontes renováveis, sem emissões de gases de efeito estufa (GEE). Esses certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser utilizados para compensar emissões de Escopo 2 (compra de energia elétrica).

Saiba mais

ENGIE-REC e Créditos de Carbono

Já o ENGIE-REC permite aos consumidores livres, principalmente grandes organizações industriais ou comerciais, firmar um acordo para garantir que a energia consumida em suas operações esteja sendo gerada por uma fonte renovável, livre de emissões de GEE. Com isso, a empresa consumidora pode zerar as emissões de Escopo 2 em seu inventário de emissões.

Os créditos de carbono, por sua vez, podem ser utilizados para compensar as emissões dos Escopos 1, 2 e 3, inclusive para anos anteriores ao do ano vigente do inventário de GEE.

Saiba mais

Descarbonização de Clientes - DeClic

Uma das maneiras de demonstrar o impacto positivo da ENGIE na transição energética e, consequentemente, no combate às mudanças climáticas é através do cálculo das emissões evitadas. Ou seja, demonstrar o quanto de gases de efeito estufa (GEE) a empresa está evitando emitir na atmosfera ao gerar energia partir de fontes renováveis ao invés de combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural.

Para tal, a Companhia utiliza as diretrizes contábeis de Descarbonização de Clientes da ENGIE (DeClic). Construído com base em uma revisão minuciosa da literatura existente, entrevistas e workshops com partes interessadas internas e externas, testes em estudos de caso reais, a ferramenta DeClic fornece um conjunto de princípios que podem ser aplicados em todos os setores para auxiliar na redução das emissões de GEE.

Quantificar a contribuição da ENGIE para a descarbonização de seus clientes é fundamental para envolver diferentes setores em seu propósito de agir para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono.

Saiba mais

Além da Energia

O Além da Energia é o projeto de brand publishing da ENGIE Brasil, especializado em produzir e distribuir conteúdos originais e curados de cunho jornalístico relacionados ao tema da transição energética para uma economia de baixo carbono e com crescimento sustentável.

Saiba mais
This site is registered on wpml.org as a development site.