Água Limpa, Crianças Saudáveis

Conservação de Nascentes e Educação Ambiental

Em linha com o Programa Crianças Saudáveis, Futuro Sustentável e o Programa de Preservação de Nascentes da ENGIE, o Instituto Melhores Dias juntou novamente a ENGIE, a Fundação ENGIE e a Prefeitura de Paracatu, MG para uma nova vertente, o Programa Água Limpa, Crianças Saudáveis, na Usina de Paracatu. O foco do programa é o mapeamento e preservação das Nascentes de água locais atrelado a educação ambiental nas escolas, para que as crianças acompanhem de perto como funciona o ecossistema local e entendam a importância do equilíbrio ambiental e do consumo de água potável em suas vidas.

Foram mapeadas 83 nascentes e escolhidas 30 para se realizarem as atividades do programa. Todas as escolas rurais foram envolvidas através de treinamentos, visita de campo para monitoramento da qualidade da água e plantio de mudas, atividades em sala de aula sobre água e higiene, além de parceria com a Secretaria de Educação local.



Educação de Qualidade
As aulas de educação ambiental contêm conceitos de física, química, biologia e outras disciplinas de forma mais integrada e lúdica que no ensino formal, despertando os alunos para variados temas.

Água Potável e Saneamento
Preservação de nascentes na região assim como conscientização ambiental sobre a importância da água potável e saneamento na região.



Objetivos e Resultados

  • A conservação e o reflorestamento do entorno das nascentes visaram manter o abastecimento de água, minimizando as perdas por evaporação e retenção de poluentes, assim como reativar nascentes aparentemente secas.
  • Participação ativa das crianças nas atividades de plantio de mudas ao redor das nascentes protegidas, assim como acompanhamento nas medições de qualidade da água e explicações sobre as proteções de alvenaria que foram construídas pelos profissionais responsáveis.
  • Atividades educativas para crianças e adolescentes sobre temas relacionados com a higiene, meio ambiente, sustentabilidade e prevenção da saúde.
  • Antes do programa, 54% dos alunos não tinham conhecimento de fontes de água perto de suas escolas. Através do mapeamento, os alunos foram informados da localização das nascentes e podem se mobilizar para sua preservação.
  • Nos questionários aplicados aos professores, apenas 30% deles sabiam a maneira correta de desinfectar a água e 45% deles não sabiam citar ou não conheciam pelo menos uma doença que é transmitida pela água. Dessa forma, um dos resultados do programa foi o treinamento de 51 professores nesses e outros temas
This site is registered on wpml.org as a development site.