Entre Museus

Entre Museus: Integração Social Pelo Conhecimento e Cidadania

Iniciado em 2017 através de parceria entre o Museu do Amanhã, a ENGIE e a Fundação ENGIE, todas as edições do projeto foram desenvolvidas com a área de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã, dedicada a criar e desenvolver iniciativas para e com os moradores da Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro.

O projeto é um convite para entrar e explorar espaços dedicados às artes e à ciência, culturas de diferentes tempos e formas. Nessa viagem, os participantes descobrem um grande museu a céu aberto: a sua própria cidade, e o mundo que existe em cada um de seus museus. Foi criado para fomentar a visitação aos museus da cidade do Rio de Janeiro e promover formação cultural contínua para um público jovem através do intercâmbio entre museus, entre os museus e o público, e entre museus e a cidade.

Com uma programação semanal com visitas mediadas, o Museu do Amanhã convida os seus vizinhos, os jovens moradores da Região Portuária – 11 escolas e 4 organizações não governamentais (ONGs), a visitarem não somente um museu, mas outros 21 museus da cidade.

Em constante desenvolvimento, o projeto foi adaptado para o modo virtual devido à pandemia de Covid-19. Chamado Entre Museus Hoje, forma realizadas 11 edições em forma de vídeo, com a participação do Museu do Amanhã, 10 museus parceiros locais e 1 museu parceiro internacional – Musée des Confluences, localizado na cidade de Lyon, França. Apresentando os acervos e novidades, com 58.319 impressões digitais, os vídeos foram publicados nas redes sociais do museu e enviados aos vizinhos via WhatsApp, além dos museus e escolas parceiras.

Em 2022, com o patrocínio da Fundação ENGIE, o projeto ganhará uma nova vertente, o Entre Museus Acessível, que tem como objetivo a integração de pessoas surdas e com deficiência visual ao projeto.



Educação de Qualidade
Formação de redes entre escolas, museus, educadores, professores, alunos e pais. Criação de uma percepção diferente da aprendizagem, na qual os alunos experienciam o conhecimento.

Redução das Desigualdades
Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

Cidades e Comunidades Sustentáveis
Integração entre o jovem e a cidade, fazendo-o entender que a cidade é dele e é para ele, independentemente de sua raça, idade ou classe social.



Objetivos e Resultados

  • Permite a correlação entre o conteúdo educativo dos museus cariocas e o currículo escolar padrão, transformando os conteúdos aprendidos em sala de aula em algo lúdico;
  • Carteirinha de Vizinhos do Amanhã para os jovens participantes, com direito à gratuidade para o jovem e seu acompanhante no Museu do Amanhã, aumentando assim a escalabilidade do projeto, já que o jovem pode levar sua família e amigos para essa experiência;
  • Criação do Diário de Bordo – material de educação produzido especialmente para todos os alunos e professores, com informações gerais sobre o projeto, material informativo sobre os museus participantes, um mapa da cidade com a localização das escolas e dos museus, e espaço para preenchimento de impressões sobre a visita.
  • Integração sociocultural entre escolas e organizações não governamentais (ONGs) das comunidades participantes, evidenciando o sentimento de autovalorização dos jovens;
This site is registered on wpml.org as a development site.