Gerenciamento de Energia

Eficiência Energética

  • O que é Eficiência Energética?

    Eficiência Energética é uma relação entre a quantidade de energia (ou potência) empregada em um sistema e a quantidade de energia (ou potência) que o sistema pode fornecer para a sua finalidade. Por exemplo, um motor de automóvel recebe energia química (na forma de combustível) e fornece energia mecânica (na forma de torque e rotação nas rodas), e a eficiência energética desse motor seria a razão entre a energia mecânica fornecida e a energia química recebida. É importante ressaltar que a eficiência nunca é 100 %, ou seja, nunca a energia recebida por um sistema é totalmente convertida na energia fornecida por ele. Isso vale para todos os sistemas energéticos, sejam eles motores, turbinas, ventiladores, bombas, lâmpadas, etc.
  • Quais são as soluções de Eficiência Energética propostas pela ENGIE?

    As soluções para aumentar a eficiência de equipamentos podem ser desde alguns reparos, ações de operação e/ou de manutenção, troca de componentes, até a troca do sistema como um todo. Para que se obtenha a melhor solução, são estudadas algumas opções e comparados os custos atuais (energia, operação e manutenção (O&M) e demais) com os custos futuros, como parte de uma análise de viabilidade técnica e financeira. A ENGIE oferece soluções de eficiência energética para as utilidades dos clientes: ar condicionado, ar comprimido, sistema de geração de vapor (caldeiras), iluminação, geração de energia, cogeração, refrigeração industrial, água, motores e sistemas de bombeamento. Após uma primeira análise, é apresentada uma pré-oferta de eficiência energética, incluindo a análise de viabilidade para um ou mais dos sistemas descritos.
  • O que é uma ESCO?

    A sigla ESCO, em inglês, significa Energy Save Company. A mesma sigla é utilizada no Brasil com um significado semelhante, que corresponde a Empresa de Serviços de Conservação de Energia. AS ESCO são as empresas de engenharia especializadas em eficiência energética, cujos profissionais fazem as análises de viabilidade das ações que podem ser tomadas para que determinados sistemas se tornem mais eficientes. Uma ESCO trabalha com engenheiros multidisciplinares, que estudam diferentes possibilidades, analisando seus custos com equipamentos de mercado, bem como o da mão de obra especializada para cada solução analisada - instaladores, projetistas e outros -, e assim propor as melhores soluções possíveis e viáveis para seus clientes.
  • Como funciona um projeto de Eficiência Energética?

    Os projetos de eficiência energética geralmente são realizados com um estudo das atuais condições dos sistemas (utilidades dos clientes) que poderão ser alvo da intervenção, visando a consolidar o cenário atual em que tais sistemas operam. Assim, são traçadas algumas soluções tecnicamente viáveis para aumentar a eficiência dos sistemas, e posteriormente são avaliados os custos e benefícios esperados para cada solução. Após a análise, tem-se um ranking de soluções, de acordo com algum critério escolhido em conjunto com o cliente.
  • Como funciona um Contrato de Performance?

    Contrato de performance é aquele em que o cliente paga o aporte financeiro realizado por uma ESCO na qualidade de investidor - em custos de projetos, equipamentos, instalação, medições, etc. - com a economia proporcionada pelo projeto de eficiência energética. Com isso, o investidor é remunerado por seu trabalho e o cliente recebe as benfeitorias sem realizar investimentos adicionais além dos custos mensais já alocados para pagamento de faturas de energia e/ou combustíveis.
  • Qual é a garantia em média de economia?

    Não se pode afirmar de antemão o percentual de economia que um projeto pode gerar, pois, dependendo do sistema a ser abordado, esse número pode variar bastante. Por exemplo, em sistemas de geração de vapor (caldeiras), uma redução de 10 % no consumo de energia pode ser considerada expressiva, enquanto na iluminação uma redução de 30 % pode ser pequena. Por isso são realizadas análises criteriosas antes de se chegar a esse percentual, sempre de uma perspectiva conservadora.
  • Quais os principais benefícios para a minha empresa?

    Os benefícios podem ser classificados como diretos ou indiretos. Os benefícios diretos são representados pela diminuição do consumo de energia ou combustível, com a consequente redução do custo mensal desses insumos. Já os benefícios indiretos são vários, por exemplo, a postergação ou realocação de investimentos, a redução de emissões de poluentes, o aumento da competitividade pela redução do custo do produto, a melhoria da confiabilidade e disponibilidade dos sistemas contemplados, a modernização do parque de equipamentos, entre outros.
This site is registered on wpml.org as a development site.