Crianças Saudáveis, Futuro Sustentável

Parceria de longo prazo pela transformação social

Com sua primeira edição em 2009, no Maranhão, o programa é uma das principais marcas da ENGIE nas comunidades onde atua. O projeto foi escrito em parceria entre a ENGIE, a Fundação ENGIE, o Instituto Melhores Dias e as prefeituras locais com o objetivo de melhorar a nutrição e saúde das crianças que residem no entorno dos empreendimentos da ENGIE. Com edições no entorno das usinas de Jirau, Estreito, Trairi e Umburanas, respectivamente nos estados de Rondônia, Maranhão, Ceará e Bahia, estima-se que o projeto já tenha atingido mais de 45.000 crianças diretamente.

O programa envolve famílias e escolas na discussão sobre uma alimentação mais saudável com o menor custo, incentivando hortas caseiras, aproveitamento integral de alimentos e consumo de alimentos locais. Os participantes aprendem a importância da alimentação e do tratamento da água para a saúde, assim como da devida higienização dos alimentos antes do consumo, resolvendo problemas graves como parasitoses, anemia e obesidade.



1. Fome Zero e Agricultura Sustentável
Através da produção e consumo de alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, as famílias conseguem atender suas necessidades nutricionais sem aumentar o custo com alimentação.

2. Saúde e Bem-estar
O projeto atua diretamente no ODS 3, combatendo as doenças transmissíveis pela água e promovendo saúde e bem-estar para milhares de famílias.

3. Água Potável e Saneamento
As famílias aprendem o que é água potável e como atingir as condições mínimas de potabilidade através de métodos confiáveis e gratuitos, permitindo não apenas um consumo seguro, como gerando conscientização política acerca do tema.



Objetivos e Resultados

  • Transformar as crianças em agentes multiplicadores dos conceitos aprendidos no programa de forma a darem escalabilidade para as questões de higiene, saneamento e alimentação.
  • Realização de exames biomédicos de hemoglobina e antropométricos, assim como tratamento para anemia, com o fornecimento de medicação anti-helmíntica e sulfato ferroso (implementado em conjunto com escolas e postos de saúde) para melhorar o estado de saúde das crianças, estimulando que elas se mantenham saudáveis através da boa alimentação.
  • Treinar professores, coordenadores pedagógicos, profissionais comunitários de saúde e profissionais da alimentação em temas como saúde, nutrição, higiene e métodos de potabilidade da água.
  • Incentivar o aproveitamento dos alimentos presentes na base alimentar das comunidades e o consumo de produtos orgânicos e locais, com base na agricultura familiar sustentável.
  • Foco em escolas rurais (70% das atendidas pelo programa), visando maior integração com as secretarias de saúde e educação e trazendo visibilidade para essas populações.
  • Mobilização da comunidade para melhorar o acesso ao saneamento básico, coleta de lixo e água.
This site is registered on wpml.org as a development site.