Conjunto Eólico Trairi realiza primeira emissão de créditos de carbono

Renováveis

Trairi (CE) – O Conjunto Eólico Trairi, localizado no estado do Ceará, operado pela ENGIE, concluiu de forma bem-sucedida sua primeira emissão de créditos de carbono em quatro de suas usinas instaladas no município. A conquista é mais um marco na estratégia de aceleração da transição energética da ENGIE.
O Conjunto Eólico Trairi é composto por 86 aerogeradores, somando 212,6 MW de potência instalada – o que equivale a fornecer energia para 174 mil habitantes. Em um período de sete anos (2013 a 2020), foram emitidos 1.238.487 créditos de carbono. Cada unidade de crédito de carbono corresponde a uma tonelada de gás carbônico (CO2) que deixou de ser lançada no meio ambiente.
Para se ter uma dimensão desse volume, são créditos suficientes para compensar um ano de emissões de CO2 de 23 mil automóveis rodando 30 quilômetros por dia com autonomia de 10 km/L. Uma outra forma de estimar essa grandeza é pelo consumo de energia de um Estado. Os créditos de carbono de Trairi bastariam para compensar as emissões equivalentes ao consumo de energia anual do Estado do Ceará por 5 anos.
Ao todo, foram quatro parques do Conjunto Eólico Trairi que emitiram créditos de carbono. O primeiro foi Guajiru, com 378.020 toneladas de dióxido de carbono equivalente, representado pela sigla tCO2e. O segundo foi Fleixeiras com 321.131 tCO2e, seguido de Mundaú com 273.653 tCO2e, e, por fim, Trairi com 310.683 tCO2e.
“A emissão de créditos de carbono de Trairi não apenas contribui para mitigar as mudanças climáticas, mas também impulsiona a agenda de sustentabilidade e cria oportunidades de negócios sustentáveis, apoiando a jornada de descarbonização de muitos clientes”, comenta Gabriel Mann, Diretor de Comercialização de Energia da ENGIE Brasil Energia.
O processo de emissão de crédito de carbono foi aprovado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sua sigla em inglês) e todos os relatórios de verificação e monitoramento dos parques foram realizados pela Consultoria Ecofinance, e auditados pela empresa ESPL, que atestou todo processo registrado no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Para ser registrado no MDL, o projeto de crédito de carbono deve estar em estrita concordância com todas as regras e procedimentos deste mecanismo, do Protocolo de Quioto e da UNFCCC. A quantidade de créditos de carbono a ser gerada por cada projeto segue metodologias específicas de cálculo e monitoramento aprovadas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Como será feita a comercialização
O crédito de carbono só pode ser comercializado depois de gerado, ou seja, depois de comprovada a descarbonização por parte da geradora. A estratégia de venda da ENGIE Brasil Energia tem priorizado o atendimento direto aos clientes, apoiando-os em suas jornadas de descarbonização, por meio da entrega dos certificados de cancelamento voluntários emitidos pela ONU (UNFCCC).
“A emissão dos créditos de carbono de Trairi possibilitará a oferta aos clientes de reduções certificadas de emissões com grande valor agregado, dado que o Conjunto Eólico Trairi também gerou inúmeros benefícios socioambientais para a região, desde a sua fase de implantação, incluindo a geração de emprego e renda, a capacitação e o treinamento da população local, a pesquisa e educação na área de biodiversidade, tratamento de resíduos, entre outros”, afirma Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.
O Conjunto Eólico Trairi, além de contribuir com o fornecimento de energia renovável e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, também é um importante vetor de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo ações de desenvolvimento territorial por meio de iniciativas socioambientais, sobretudo nas áreas de saúde e de educação para comunidades. Desde a implantação, a ENGIE investiu mais de R$ 10 milhões em projetos socioambientais, que beneficiam 50 mil pessoas direta e indiretamente. Um destaque especial é o Centro de Cultura de Trairi, em construção na região, que tem como objetivo proporcionar ao município um espaço físico onde possam ser realizadas manifestações culturais e artísticas, valorizando o histórico ultural da localidade, incluindo a primeira sala de teatro do município. Desta maneira, a população de Trairi terá ao seu dispor um local para enriquecer a bagagem cultural de seus cidadãos, além de ser um ponto que irá difundir a cultura trairiense àqueles que visitam a cidade.

O que são créditos de carbono?
Os créditos de carbono são gerados a partir de projetos que reduzem ou removem emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), da atmosfera. No caso de fontes de energia renovável, como a energia solar ou eólica, os créditos de carbono são gerados devido à redução das emissões de CO2 que ocorreriam se a energia fosse gerada por fontes de energia convencionais, como a queima de combustíveis fósseis.
Por meio desse sistema, as empresas que conseguem diminuir suas emissões abaixo de um determinado limite têm o direito de emitir créditos de carbono equivalentes à quantidade de poluentes evitados. Esses créditos podem ser negociados no mercado internacional, permitindo que outras organizações compensem suas próprias emissões adquirindo esses créditos.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.