ENGIE Brasil conquista o Certificado EDGE de equidade de gênero

A ENGIE, a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro, conquistou a certificação EDGE Assess pela primeira vez, unindo-se a um grupo de outras organizações com certificado EDGE.

A EDGE é uma das principais certificações globais no que se refere a equidade de gênero e interseccionalidade. A certificação envolve uma rigorosa avaliação da representação feminina na liderança, equidade de remuneração, eficácia de políticas e práticas, e cultural organizacional inclusiva. Como parte integrante da avaliação, dados estatísticos são analisados, políticas e práticas são auditadas e os colaboradores passam por uma pesquisa abrangente para avaliar suas experiências em termos de oportunidades de desenvolvimento de carreira no ambiente de trabalho.

A certificação EDGE em nível Assess da ENGIE Brasil significa que a organização está engajada em sua jornada para atingir um melhor equilíbrio de gêneros e promove ações para atração, retenção, desenvolvimento e engajamento de talentos femininos nos diferentes níveis de responsabilidade e tipos de atividades. O plano de ação EDGE, que é parte integrante da jornada de Certificação EDGE, destaca o compromisso da ENGIE Brasil com o reforço continuado de sua gestão proativa da equidade de remuneração e melhor acesso das mulheres a treinamento de liderança, mentoria e trabalho flexível.

“Estou muito orgulhoso que a ENGIE Brasil esteja se unindo a um grupo muito especial de empresas, inclusive nossa matriz, a ENGIE na França, que estão fazendo evoluir sua visão sobre como deve ser nosso setor, moldando um futuro mais sustentável à medida que aceleramos a transição energética” disse Maurício Bähr, Country Manager da ENGIE Brasil. “A Certificação EDGE significa que nossas atitudes estão no caminho correto e agora, assim como fazemos com a transição energética, precisamos acelerar para atingir as metas que estabelecemos para nós mesmos. Antigamente, haveria quem as chamasse de ‘ambiciosas’; para mim, essas metas são necessárias.”

“A ENGIE Brasil encara o equilíbrio de gêneros como uma pedra fundamental do seu sucesso empresarial”, disse Aniela Unguresan, Fundadora da Fundação EDGE Certified. Embora a empresa opere em um setor em que o pool de talentos é tradicionalmente dominado pelos homens, construíram deliberada e intencionalmente um rico pool de talentos femininos e estão agora em um ponto de inflexão em direção a um melhor equilíbrio de gêneros em toda a organização. Sua Certificação EDGE demostra claramente que, quando se quer, há, sim, um caminho”.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO EDGE

A EDGE é a principal avaliação e certificação empresarial global no que se refere a equidade de gênero e interseccionalidade. O processo de certificação envolve uma rigorosa avaliação por terceiros da representatividade ao longo do pipeline, da equidade de remuneração, da eficácia de políticas e práticas, e da inclusividade da cultura organizacional. Como parte integrante da avaliação, dados estatísticos são analisados, políticas e práticas são estudadas, e os colaboradores passam por uma pesquisa abrangente para avaliar sua experiência em termos de oportunidades de desenvolvimento de carreira no ambiente de trabalho vigente. Globalmente, 200 grandes organizações já obtiveram a certificação, em 50 países de cinco continentes, representando 30 setores diferentes.

A Certificação EDGE apoia as organizações em suas jornadas de equilíbrio entre gêneros (EDGE) e em suas jornadas de interseccionalidade (EDGEplus) por meio de três níveis de certificação: Assess, Move e Lead. Não existe aprovação ou reprovação, apenas um compromisso com a transparência e uma responsabilidade pelo progresso.

A Certificação EDGE se constrói em torno da certificação independente através da análise de dados e informações, e se distingue por seu rigor e pelo foco no impacto. Outorgada por dos órgãos independentes de certificação homologados pela EDGE, tem validade de dois anos.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.