ENGIE lança livro em comemoração aos 25 anos da empresa no Brasil

A ENGIE, empresa líder em energia renovável no país, lançou, nesta segunda-feira (31), o livro “ENGIE, 25 anos de história no Brasil”, em comemoração ao aniversário da companhia. Um vernissage, realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, reuniu o CEO da companhia, Maurício Bähr, os principais executivos da empresa, colaboradores, parceiros e outros representantes do setor elétrico brasileiro.

Dividido em sete capítulos, o livro relembra momentos marcantes do início da atuação da companhia no país. Como alguns eventos que antecederam a criação da empresa remontam há mais de trinta anos, a linha mestra de tempo é baseada na criação do que hoje é a ENGIE no Brasil, tendo como referência a abertura no Rio de Janeiro do escritório corporativo da Tractebel Electricity and Gas International, empresa de sede e administração na Bélgica.

A história da empresa começa com quatro funcionários em um escritório no Rio de Janeiro, em 1997. Daí o livro conta todo o caminho até chegar no Grupo que atualmente tem três mil colaboradores em todo o país. Os principais investimentos, aquisições, mudanças administrativas, a diversificação de negócios, além da visão de futuro e o propósito por um mundo neutro em carbono estão presentes nas mais de 300 páginas do livro, com fotos, documentos e entrevistas.

“Nós nunca imaginamos que ao fundar nossa empresa em uma salinha na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, estaríamos aqui, hoje, celebrando 25 anos de presença no Brasil. Não imaginávamos que conseguiríamos atingir mais de 10 mil megawatts de capacidade instalada, que traríamos soluções de energia eficientes e até transportar gás. Isso é fruto de um trabalho coletivo. A ENGIE é uma família fantástica, que evolui e traz desenvolvimento para o Brasil. Celebrar isso aqui hoje com vocês está sendo um momento espetacular”, comemora o CEO da empresa, Maurício Bähr.

O primeiro negócio da empresa foi a concessão de Cana Brava, uma hidrelétrica de 450 MW que representou, na época, um investimento de US$ 500 milhões. “Depois de alguns meses, algumas mudanças e certa dose de coragem, nos permitimos sonhar mais alto. E deu certo. Desde o início, a ENGIE buscou consolidar um espírito de equipe com a promoção e o desenvolvimento de talentos internos e prosperar orientada pelo crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores”, lembra Bähr.

Também na ENGIE há 25 anos, Gil Maranhão Neto, hoje diretor de Comunicação, Responsabilidade Social Corporativa e Carbono da companhia no Brasil, falou sobre a publicação. Ele disse que a ideia do livro surgiu há três anos. Com apoio do jornalista Roberto Rockmann, mais de 100 pessoas foram entrevistadas e ajudaram a contar a história da empresa e do setor elétrico.

“Este livro é uma homenagem a pessoas: homens e mulheres capazes de transformar recursos naturais, bens de produção, serviços, capital e ciência em bens, produtos e serviços energéticos. Pessoas dotadas da visão para antecipar tendências globais e locais e munidas da sensibilidade e da humildade social e ambiental necessárias para ouvir e aprender com as populações. É o resultado de muito trabalho planejado, muita dedicação e muita disciplina”.

Para Maurício Bähr, ao longo de 25 anos, a ENGIE uniu esforços e reuniu pessoas que acreditavam e acreditam na mudança. “Passamos por momentos importantes no Brasil e nunca deixamos de acreditar na potência do país. Tudo isso nos faz crer que estamos preparados para continuar crescendo em tamanho, novas atividades e tecnologias”, conclui.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.