IBAMA e ENGIE promovem consulta pública sobre o Plano de Uso do Entorno do Reservatório da Usina Hidrelétrica Cana Brava

Holding

Renováveis

Para conservar os ecossistemas existentes e regulamentar o bom uso das águas e margens do reservatório é preciso que sua utilização seja previamente planejada. Por isso, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a ENGIE Brasil Energia promoverão no dia 27 de outubro de 2021, às 19 horas, a consulta pública sobre o Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial, conhecido como PACUERA, da Usina Hidrelétrica Cana Brava, localizada no rio Tocantins, estado de Goiás, entre os municípios de Minaçu, Cavalcante e Colinas do Sul.

O evento será realizado de maneira virtual, devido às condições sanitárias de saúde pública decorrentes da pandemia da COVID 19. O objetivo da consulta pública é identificar as melhores alternativas para o uso do entorno e do reservatório, desde atividades ligadas à economia local até usos para lazer.

O PACUERA é um documento que contém regras sobre a utilização do reservatório da usina e de sua área de preservação permanente (APP). Na UHE Cana Brava, a atual versão do documento foi elaborada envolvendo a participação da comunidade e lideranças locais do entorno do reservatório, por meio de reuniões técnicas para a apresentação da proposta de revisão, identificação de anseios e expectativas e proposição de alternativas, as quais são analisadas à luz da legislação ambiental vigente.

Para que a população conheça o documento prévio que será discutido, a ENGIE Brasil Energia disponibilizou exemplares impressos nas prefeituras, câmaras de vereadores e promotorias públicas dos municípios abrangidos. Outras informações serão repassadas por meio de material informativo, como folders, cartazes e inserções de rádio. A publicação do Edital de Convocação para a Consulta Pública Virtual (CPV) no Diário Oficial da União, conforme recomendações específicas, foi realizada pelo IBAMA.

A consulta pública é aberta a toda população para acompanhamento e participação efetiva no debate, ela pode ser acessada pelo site www.uhecanabrava.com.br/pacuera. Também será exibida pelo Youtube, neste link, pela Rádio Serra da Mesa e Rádio Comunitária Clube FM de Minaçu.

Além da interação durante a consulta, os interessados em apresentar dúvidas e comentários podem entrar em contato por meio de formulário no site da Consulta Pública Virtual pelo e-mail contato@uhecanabrava.com.br, WhatsApp 62 98627-8635 ou pelo 0800 717 7400. A gravação completa ficará disponível em link por 20 dias após a transmissão.

A consulta pública do PACUERA é uma exigência do processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA e segue as diretrizes do órgão, priorizando a preservação ambiental e o interesse coletivo.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.