Relatórios de Sustentabilidade

A seção Investidores contém informações sobre a ENGIE Brasil Energia S.A., que é a empresa do grupo ENGIE listada na Bolsa de Valores Brasileira (B3: EGIE3, ADR: EGIEY).

Reporte com propósito

Anualmente, a ENGIE Brasil Energia publica seu Relatório de Sustentabilidade com o objetivo de informar, aos diversos públicos com os quais se relaciona, seus desafios e avanços em relação a aspectos ESG – sigla para os termos Environmental (Meio Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança). A publicação, além de indicadores de desempenho econômico, operacional e socioambiental, também reporta políticas, processos e práticas relacionados aos temas mais relevantes à sustentabilidade dos negócios.

Dessa forma, demonstra a evolução da estratégia corporativa e seus desdobramentos, sempre conectada ao propósito da Companhia: agir para acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, por meio de consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis.

Relatório de Sustentabilidade 2022

Em 2022, agimos, aceleramos e avançamos, colhendo resultados que refletem a consistência da estratégia, resiliência do modelo de negócios, eficácia da gestão de riscos da Companhia e sólida estrutura de governança. Confira informações detalhadas sobre nossa atuação ao longo do ano.

Baixar PDF

O Relatório de Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia está alinhado às orientações da Global Reporting Initiative (GRI), organização sem fins lucrativos que propõe diretrizes para assegurar a qualidade e a comparabilidade dos reportes de organizações de todo mundo.

Nos últimos anos, acompanhando as tendências globais de gestão e reporte ESG, a Companhia tem agregado ao Relatório parte das recomendações de outras instituições de referência no tema, tais como International Integrated Reporting Council (IIRC), Pacto Global das Nações Unidas, Fórum Econômico Mundial, Sustainability Accounting Standards Board (SASB), Financial Stability Board (FSB) – no âmbito da Força Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) e da Força Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD).

Em 2023, celebramos os 25 anos de existência da ENGIE Brasil Energia, período marcado também pelo atingimento do patamar de maior gerador 100% renovável do país, objetivo planejado e executado com muita diligência desde 2016, de acordo com nosso propósito e visão de futuro. Agradecemos a todas as pessoas e instituições que nos apoiam ao longo dessa trajetória e que, assim como nós, acredita e investe no potencial do Brasil como agente relevante à economia de carbono neutro, em escala global.

Eduardo Sattamini

Diretor-Presidente da ENGIE Brasil Energia

Compromisso ESG

Compartilhado com colaboradores, acionistas, clientes e demais stakeholders, o propósito do Grupo ENGIE impulsiona a agenda ESG da Companhia, buscando conciliar desempenho econômico e impacto positivo sobre as pessoas e o planeta.

Essa premissa se reflete em sua Política de Gestão Sustentável, na qual a ENGIE Brasil Energia se propõe a buscar a melhoria contínua do seu desempenho, por meio de uma abordagem que considera ciclo de vida e economia circular; participação, consulta e engajamento das partes interessadas; e conformidade com a legislação e demais compromissos voluntários assumidos.

Alinhadas à Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), as diretrizes corporativas relacionadas à sustentabilidade apoiam a gestão transversal do tema e se desdobram nos Objetivos não Financeiros do Grupo ENGIE, a serem alcançados, em âmbito global, até 2030. Tais objetivos, assumidos publicamente, incluem aspectos vinculados, especialmente, à geração de energia renovável, à promoção da equidade de gênero e ao combate às mudanças de clima.

Objetivos não financeiros do Grupo ENGIE 2030

Aspecto

Objetivo

Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Reduzir para, no máximo, 43 MtCO2e o total de emissões de gases de efeito provenientes da geração de energia elétrica do Grupo — em 2019, esse total foi de 80 MtCO2e (meta alinhada à iniciativa Science Based Target — SBTi).

Diversidade de Gênero

Ampliar para pelo menos 40% a participação de mulheres na administração do Grupo — em 2019, elas ocupavam 24% das posições de liderança.

Energias Renováveis

Elevar a 58% a participação de fontes renováveis no mix de capacidade de produção de energia mundialmente – ante os 28% registrados em 2019.

Cadeia de Fornecedores

Atingimento de 100%, até 2030, do índice de compras responsáveis (excluída a aquisição de energia), que envolvem avaliações socioambientais e compras inclusivas; e atingimento de 100%, até 2030, dos top 250 fornecedores preferenciais certificados por compromissos Science Based Targets (SBTi).

Água

Atingir consumo de água em relação à energia produzida de 0,1 m3/kWh.

Objetivos não financeiros do Grupo ENGIE 2030

Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Objetivo

Reduzir para, no mínimo, 43 MtCO₂ e o total de emissões de gases de efeito provenientes da geração de energia elétrica do Grupo – em 2017, esse valor foi de 107 MtCO₂e (meta certificada pelo Science Based Target – SBTi).

Diversidade de Gênero

60 MtCO₂e).

Objetivo

Ampliar para 50% a participação de mulheres na administração do Grupo – em 2019, elas ocupavam 24% das posições de liderança.

Energias Renováveis

Objetivo

Elevar a 58% a participação de fontes renováveis no mix de capacidade de produção de energia mundialmente – ante os 28% registrados em 2019.

Cadeia de Fornecedores

Objetivo

Atingimento de 100%, até 2030, do índice de compras responsáveis (excluída a aquisição de energia), que envolvem avaliações socioambientais e compras inclusivas; e atingimento de 100%, até 20230, dos top 250 fornecedores preferenciais certificados por compromissos Science Based Targets (SBTi)

Água

Objetivo

Redução na taxa de intensidade (consumo/energia produzida) de consumo de água em atividades industriais em 70% até 2030 – de 0,331m³/MWh em 2019 para 0,100m/MWh em 2030.

Materialidade

Para pautar o Relatório de Sustentabilidade 2023, a Companhia desenvolveu um Estudo de Materialidade, com o objetivo de revisar os tópicos elencados em anos anteriores, bem como a identificar eventuais novos temas relevantes tanto à inserção de aspectos ESG à estratégia de negócios quanto à divulgação direcionada aos stakeholders.

Nesse sentido, deu início a um exercício de dupla materialidade, agregando à análise do impacto socioambiental dos negócios à sociedade e ao meio ambiente a perspectiva sobre como o meio socioambiental impacta (ou pode potencialmente impactar) o desempenho da Companhia, de modo associado à gestão de riscos corporativos.

Saiba mais

Destaques 2023

Emissão e clima

Conclusão da venda da Usina Termelétrica Pampa Sul, único ativo a carvão do portfólio, que posiciona a ENGIE Brasil Energia como a maior geradora de energia elétrica 100% renovável do país.

As emissões de GEE, consequentemente, diminuíram significativamente por mais um ano: de 1.108 mil tCO2e em 2022 para 671 mil tCO2e em 2023 (-39,4%).

Investimentos de R$ 2,9 bilhões em 2023 em energias renováveis e linhas de transmissão, e previsão de mais R$ 13,8 bilhões entre 2024 e 2026.

Estabelecimento da Jornada pelo Clima, ratificada pelo Conselho de Administração, estabelecendo metas públicas e baseadas na ciência em mitigação, adaptação e gestão climática para nossas operações no Brasil. A Jornada está alinhada ao compromisso NetZero do Grupo ENGIE até 2045.

Criação do Programa de Descarbonização de Fornecedores, voltado a engajamento, conscientização e ações de gestão e mitigação de emissões na cadeia de suprimentos, que impactam de forma direta as emissões do Escopo 3 da Companhia – que passa, a partir de 2023, a ser o escopo mais representativo do total de nossas emissões.

Classificação “A-“ no CDP Climate Change 2023 da CDP Disclosure Insight Action. A avaliação de 2022 havia sido “B”, o que demonstra evolução na gestão e compromissos.

Biodiversidade

Iniciativas para preservação dos cinco biomas brasileiros onde a Companhia atua.

Mais de 1.600 km² de área de reservatórios e mais de 6.800 km fiscalizados e preservados, em parceria com as comunidades e associações locais.

Aprofundamento da mensuração de impactos e dependências, e valoração econômica da biodiversidade, em linha com as recém-lançadas diretrizes da TNFD (Taskforce on nature-related Financial Disclosures).

37 Unidades de Conservação mapeadas no entorno dos reservatórios.

Cerca de 444 mil mudas de espécies nativas produzidas, por ano, nos hortos florestais próprios.

Água

Monitoramento contínuo da pegada hídrica e controle de qualidade do recurso hídrico relacionado às atividades.

A taxa de consumo de água doce passou de 0,19m³/MWh em 2019 para 0,046m³/MWh em 2023, cerca de 76% de redução.

Iniciativas para assegurar qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos.

Cerca de 2,5 mil nascentes protegidas, em sete estados brasileiros, desde 2010.

Resíduos

Priorização, sempre que possível, dos processos de reciclagem, reuso e recuperação de materiais.

Recuperação média de 80% dos resíduos, 8 p.p acima da meta estabelecida para o ano.

Fortalecimento do compromisso com a promoção da economia circular, estabelecido pela Política Ambiental do Grupo ENGIE e desdobrado na Estratégia de Conservação Ambiental da Companhia.

Iniciativa pioneira em reciclagem de painéis solares – mais de 300 toneladas de placas recicladas, com aproveitamento de 99% dos materiais, evitando disposição final em aterros industriais.

Colaboradores

1.099 colaboradores diretos ao final de 2023 – dos quais 29,4% eram mulheres (aumento de 2,7 p.p. em relação em 2022).

79 mil horas dedicadas à capacitação (13% de acréscimo em relação a 2022).

93% dos colaboradores recomendariam a ENGIE para se trabalhar, conforme pesquisa interna.

97% acreditam plenamente nas metas e objetivos da ENGIE, segundo a mesma pesquisa.

Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) abrangendo todas as operações, ativos e colaboradores – contribuindo para prevenir, controlar, eliminar ou reduzir riscos, conforme diretrizes da ISO 45.001.

Evolução das Taxas de Frequência e Gravidade de colaboradores próprios e de prestadores de serviços em relação a 2022, com resultados que superam, positivamente, as metas pré-estabelecidas. Foco ampliado em ações de saúde mental.

Comunidades

R$ 18,7 milhões em investimentos nas comunidades (entre recursos próprios e incentivados)

4º edital do Programa Mulheres do Nosso Bairro

R$ 930 mil em recursos

93 empreendedoras apoiadas, neste ano com foco no empoderamento de mulheres pretas

3º edital do Programa Energia à Educação

R$ 350 mil doados

35 projetos

15 mil crianças e adolescentes beneficiados desde o início do Programa

Mais de 100 parcerias estabelecidas no Parcerias do Bem.

Viabilização (com ou sem contrapartida da ENGIE) de mais de R$ 5 milhões em investimentos de caráter social.

+30% nos recursos incentivados mobilizados

Fornecedores

Relação com 3.993 fornecedores em 2023

100% dos fornecedores cadastrados no ano passaram por avaliação socioambiental

Realização de pesquisa junto aos fornecedores, para ampliar a compreensão de suas políticas e práticas ESG.

Criação do Programa plurianual de Descarbonização de Fornecedores, visando também o aprofundamento e a melhoria de outros aspectos ESG na cadeia.

Governança

Integrante do Novo Mercado, segmento de listagem das empresas com mais alto nível de governança corporativa da B3.

Constante evolução da governança, pautada em três pilares: gestão integrada, gerenciamento de riscos e ética e integridade.

Programa de Integridade e Comitê de Ética ativos, acompanhados pelo Conselho de Administração.

Criação, no ano, da Diretoria Jurídica e de Ética – reforçando relevância de aspectos de integridade na Alta Administração.

60 manifestações recebidas pelo Canal de Denúncias, em 2023, das quais 22 se relacionavam a potenciais violações éticas.

10 grupos de risco mapeados e mitigados – integrados à Matriz de Materialidade.

Meio Ambiente & Clima

Emissão e clima

Conclusão da venda da Usina Termelétrica Pampa Sul, único ativo a carvão do portfólio, que posiciona a ENGIE Brasil Energia como a maior geradora de energia elétrica 100% renovável do país.

As emissões de GEE, consequentemente, diminuíram significativamente por mais um ano: de 1.108 mil tCO2e em 2022 para 671 mil tCO2e em 2023 (-39,4%).

Investimentos de R$ 2,9 bilhões em 2023 em energias renováveis e linhas de transmissão, e previsão de mais R$ 13,8 bilhões entre 2024 e 2026.

Estabelecimento da Jornada pelo Clima, ratificada pelo Conselho de Administração, estabelecendo metas públicas e baseadas na ciência em mitigação, adaptação e gestão climática para nossas operações no Brasil. A Jornada está alinhada ao compromisso NetZero do Grupo ENGIE até 2045.

Criação do Programa de Descarbonização de Fornecedores, voltado a engajamento, conscientização e ações de gestão e mitigação de emissões na cadeia de suprimentos, que impactam de forma direta as emissões do Escopo 3 da Companhia – que passa, a partir de 2023, a ser o escopo mais representativo do total de nossas emissões.

Classificação “A-“ no CDP Climate Change 2023 da CDP Disclosure Insight Action. A avaliação de 2022 havia sido “B”, o que demonstra evolução na gestão e compromissos.

Biodiversidade

Iniciativas para preservação dos cinco biomas brasileiros onde a Companhia atua.

Mais de 1.600 km² de área de reservatórios e mais de 6.800 km fiscalizados e preservados, em parceria com as comunidades e associações locais.

Aprofundamento da mensuração de impactos e dependências, e valoração econômica da biodiversidade, em linha com as recém-lançadas diretrizes da TNFD (Taskforce on nature-related Financial Disclosures).

37 Unidades de Conservação mapeadas no entorno dos reservatórios.

Cerca de 444 mil mudas de espécies nativas produzidas, por ano, nos hortos florestais próprios.

Água

Monitoramento contínuo da pegada hídrica e controle de qualidade do recurso hídrico relacionado às atividades.

A taxa de consumo de água doce passou de 0,19m³/MWh em 2019 para 0,046m³/MWh em 2023, cerca de 76% de redução.

Iniciativas para assegurar qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos.

Cerca de 2,5 mil nascentes protegidas, em sete estados brasileiros, desde 2010.

Resíduos

Priorização, sempre que possível, dos processos de reciclagem, reuso e recuperação de materiais.

Recuperação média de 80% dos resíduos, 8 p.p acima da meta estabelecida para o ano.

Fortalecimento do compromisso com a promoção da economia circular, estabelecido pela Política Ambiental do Grupo ENGIE e desdobrado na Estratégia de Conservação Ambiental da Companhia.

Iniciativa pioneira em reciclagem de painéis solares – mais de 300 toneladas de placas recicladas, com aproveitamento de 99% dos materiais, evitando disposição final em aterros industriais.

Social

Colaboradores

1.099 colaboradores diretos ao final de 2023 – dos quais 29,4% eram mulheres (aumento de 2,7 p.p. em relação em 2022).

79 mil horas dedicadas à capacitação (13% de acréscimo em relação a 2022).

93% dos colaboradores recomendariam a ENGIE para se trabalhar, conforme pesquisa interna.

97% acreditam plenamente nas metas e objetivos da ENGIE, segundo a mesma pesquisa.

Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) abrangendo todas as operações, ativos e colaboradores – contribuindo para prevenir, controlar, eliminar ou reduzir riscos, conforme diretrizes da ISO 45.001.

Evolução das Taxas de Frequência e Gravidade de colaboradores próprios e de prestadores de serviços em relação a 2022, com resultados que superam, positivamente, as metas pré-estabelecidas. Foco ampliado em ações de saúde mental.

Comunidades

R$ 18,7 milhões em investimentos nas comunidades (entre recursos próprios e incentivados)

4º edital do Programa Mulheres do Nosso Bairro

R$ 930 mil em recursos

93 empreendedoras apoiadas, neste ano com foco no empoderamento de mulheres pretas

3º edital do Programa Energia à Educação

R$ 350 mil doados

35 projetos

15 mil crianças e adolescentes beneficiados desde o início do Programa

Mais de 100 parcerias estabelecidas no Parcerias do Bem.

Viabilização (com ou sem contrapartida da ENGIE) de mais de R$ 5 milhões em investimentos de caráter social.

Fornecedores

Relação com 3.993 fornecedores em 2023

100% dos fornecedores cadastrados no ano passaram por avaliação socioambiental

Realização de pesquisa junto aos fornecedores, para ampliar a compreensão de suas políticas e práticas ESG.

Criação do Programa plurianual de Descarbonização de Fornecedores, visando também o aprofundamento e a melhoria de outros aspectos ESG na cadeia.

Governança

Governança

Integrante do Novo Mercado, segmento de listagem das empresas com mais alto nível de governança corporativa da B3.

Constante evolução da governança, pautada em três pilares: gestão integrada, gerenciamento de riscos e ética e integridade.

Programa de Integridade e Comitê de Ética ativos, acompanhados pelo Conselho de Administração.

Criação, no ano, da Diretoria Jurídica e de Ética – reforçando relevância de aspectos de integridade na Alta Administração.

60 manifestações recebidas pelo Canal de Denúncias, em 2023, das quais 22 se relacionavam a potenciais violações éticas.

10 grupos de risco mapeados e mitigados – integrados à Matriz de Materialidade.

This site is registered on wpml.org as a development site.