Sistema Agroflorestal Cambona 4

Sistema Agroflorestal Cambona 4: um exemplo de impulso à sustentabilidade na Região Sul do Brasil

Selecionado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL), da ONU, como caso de investimento transformador para uma economia sustentável, o Projeto Cambona 4 é fruto de uma parceria entre a cooperativa de produtores do município de Machadinho (RS), a empresa Maesa, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Machadinho na região, e outras entidades locais que possibilitou uma nova forma de produção de erva mate: o Sistema Agroflorestal (SAF) Cambona 4.

A erva-mate é uma das principais culturas do Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina. Até o início dos anos 2000, sua produção obedecia aos mesmos modos adotados no período colonial brasileiro, extrativista de ervais nativos formados naturalmente em remanescentes de mata com araucária, parte da Mata Atlântica do sul do Brasil.

A baixa qualidade da erva que produziam, somada à falta de organização na cadeia produtiva, resultava em baixa renda para os agricultores que dependiam economicamente da atividade para o seu sustento. Por isso, a erva nativa que era misturada à erva plantada para a combinação do produto que se destinava à comercialização foi substituída pela variedade Cambona 4, obtida por meio de melhoramento genético.

A erva-mate resultante da nova combinação tinha qualidade superior, um sabor mais suave e oferecia maior produtividade no cultivo, sanando as principais limitações até então enfrentadas pelos produtores. Com isso, agradou o mercado e tornou-se importante elemento de geração de renda e emprego para as comunidades locais.

Como resultado, a produtividade e qualidade do produto foram elevadas, sanando as principais limitações até então enfrentadas pelos agricultores. O projeto tornou-se, assim, um importante vetor de geração de renda, valorizando a agricultura familiar e fixando o homem no campo. O Sistema Agroflorestal (SAF) representa, ainda, uma alternativa de reposição florestal, com grande potencial de proporcionar serviços ambientais, como, por exemplo, a conservação da biodiversidade e o sequestro de carbono. Em complemento, permitiu a proteção de cerca de 70 nascentes de água localizadas nas propriedades participantes.

1. Fome Zero e Agricultura Sustentável
Promoção da agricultura sustentável, implementando práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.

2. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Proporciona trabalho digno e decente aos envolvidos no projeto

3. Vida Terrestre
Promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.



Objetivos e Resultados

  • Inovar na forma de produção de erva mate por meio do o Sistema Agroflorestal (SAF) Cambona 4.
  • Aumento da geração de renda, valorizar a agricultura familiar e fixar o homem no campo;
This site is registered on wpml.org as a development site.